Munícipes preocupados pela falta corrente eléctrica, água e outros




Munícipes dos bairros 1º de Maio, 7 de Abril, Nhamaonha e Francisco Manhanga, queixaram-se da falta de água potável, de corrente eléctrica nas residências e vias públicas, postos policiais, transportes semi-colectivos de passageiros e socioeconómicas.

No rol das preocupações consta ainda a falta de transporte na via que liga Nhamaonha a Bengo e da rua de Báruè, a Cabeça do Velho, construções desordenadas, ocupação de terrenos sem construções, que dão campo aos malfeitores de ocuparem estes lugares para a prática de acções criminais, erosão, mau estado de vias de acesso, o que impede a livre circulação de pessoas e outros bens como transportes de passageiros e viaturas de cargas.
Os munícipes destes locais, pediram igualmente ao presidente do município de Chimoio, para responsabilizar aos empreiteiros desonestos, que constroem obras sem qualidades, que culminam com desabamento das mesmas.
Sem papas na língua, os democratas lamentaram a má qualidade de algumas infra-estruturas que não chegam a durar muito tempo, tendo citado a construção de algumas pontecas, como a que liga o prédio Manuel Nunes à cadeia Cabeça do Velho, Bairro Josina Machel à 7 de Setembro, 4 à 7 de Abril, entre outros bairros, más qualidades em algumas valas de drenagem e vias de acessos para além de poluição sonora.
Chamado a responder as preocupações da população dos bairros Nhamaonha, 1º de Maio, 7 de Abril, e Francisco Manyanga, o presidente do conselho municipal de Chimoio, Raúl Conde, deixou primeiro os vereadores a responderem as questões, começando pelo Lucas Chiguma, que disse que já está reparado um auto-carro do município que será colocado na rota cidade a Nhamaonha, ligando avenida 25 de Setembro até EN6.
Também actividades estão em curso em coordenação com Associação dos Transportadores Públicos de Manica, (ATPM) para alocação de outros semi-colectivos de passageiros que passarão da cidade a monte cabeça do velho passando da Av. 25 de Setembro ligando a estrada que da acesso Av. 25 de Setembro a campo de Nhamnaonha, ate rua de Báruè que liga cidade a ponto de arranque.
Já o vereador da ordem e segurança pública no conselho municipal de Chimoio, Queniasse Quembo, chamou maior atenção aos fóruns de policiamento comunitários juntos da polícia municipal para manterem vigilância e caso haver persistência medidas como apreensão do equipamento e multas que rondarão de 150 a 1500 meticais serão usadas como medidas árduos.
Sobre campos de futebol e salas de aulas que não estão em condições Olga Peniel, vereadora para área da Educação, Juventude, Desporto e Cultura disse que alocara-se uma lâmina dentro de dias para a limpeza dos campos, mais também os jogadores deverão fazerem limpezas regularmente.
Quanto a salas de aulas sublinhou que o presidente junto do seu elenco tudo fará para minimizar a situação de algumas salas de aulas desabadas e que precisam de reabilitação e sua conclusão.
Chamado a responder outras preocupações, o presidente do Município de Chimoio, Raul Conde, disse que existem fundo orçado em cerca de 180 milhões de meticais, para responder alguns problemas como vias de acessos, água potável.
Para energia eléctrica e outras que não cabem ao município trabalho será feito junto dos parceiros de cooperação para a sua resolução. Estas preocupações foram tornadas públicas este sábado e segunda-feira a na visita de trabalhos efectuadas pelo edil do município de Chimoio nos bairros da cidade que tinha em vista a auscultação das preocupações dos munícipes.
Por Momade Selemane Iahaia


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem